Categoria: ALPHA
Piloto: Briglia
Motivo: O piloto citado forçou uma ultrapassagem e espalhou, fazendo com que eu rodasse. O piloto alegou que o meu carro ficou fantasma, porém analisando a própria transmissão do canal da Liga, é possível notar que o carro dele também ficou fantasma. (Minuto 29:08)
Um outro argumento, é o clipe que deixarei abaixo, mostrando que deixei espaço na curva e ele tocou roda comigo e ainda espalhou... Poderia ter tirado o pé um pouco antes, afinal era só o inicio da corrida.
Segue o clipe:
Resultado da Análise de Batida:
Decisão: Indeferido
Motivo: Após a realização da análise identificamos que houve uma mudança brusca de traçado no que diz respeito a "linha de corrida", observe a posição inicial dos carros na disputa na distância de 50 metros da curva 1:
Lance 1: Lado a lado a 50 metros da curva 1 (Linhas amarelas virtuais destacando a linha de corrida dos carros).
Lance 2: Piquet tangenciando para defender a posição e obter o melhor traçado (Linhas amarelas virtuais destacando a diferença no esterçamento dos carros do Piquet e do Briglia)..
Lance 3: Piquet invade o ponto de ataque do piloto Briglia e "força" o seu oponente a reduzir o máximo possível "acreditando" que ele é o único responsável por evitar a colisão, note que a 50 metros da curva no Lance 1 o Piquet está 100% na parte esquerda do traçado, e no momento abaixo ele simplesmente "cruza a pista" buscando a melhor tangência mas desconsiderando o risco de colisão afinal trata-se de uma disputa de posição, nesse momento ele invade a área em que seu oponente estava na linha de corrida.
Lance 4: Essa imagem destaca bem o espaço que sobrou a esquerda e a direita após a decisão do Piquet de prolongar a freada e tangenciar no Apex, vejam o tamanho da área da pista no lado esquerdo em verde e o espaço que sobrou para o Briglia contornar a curva, obviamente que os pilotos estavam assumindo o risco, e por se tratar de uma disputa de posição (e de campeonato), ambos poderiam ter tomado decisões diferentes, nesse caso principalmente o Piquet que deveria respeitar a disputa com o oponente e fazer uma perna mais aberta para dar condições iguais de disputa, talvez entrando com menos velocidade na curva, não se trata de deixar passar, mas sim respeitar o traçado do oponente que claramente estava por dentro.
Por esse motivo entendemos se tratar de um lance de corrida, onde a decisão do Piquet de alongar a frenagem e contornar a curva no APEX como se não estivesse em disputa de posição foi determinante para o acontecimento do incidente, por sorte o piloto Briglia não sofreu nenhum dano e não foi prejudicado pois certamente a punição aqui deveria ser invertida pela Defesa de posição indevida (Não respeitar o traçado do oponente) pelo piloto Piquet.