Lando Norris e McLaren colocam Max Verstappen e RedBull em Xeque tanto no campeonato de pilotos quanto no de construtores, após as atualizações da McLaren nos GPs de Miami e Silverstone o campeonato virou de ponta cabeça, tornando a Redbull e a Ferrari que eram as principais equipes nos anos de 2022 e 2023 a meras melhores do resto, com o crescimento exponencial da McLaren e Mercedes nos desenvolvimentos do seus carros.
O principal fator para que isso acontecesse foi a brecha no regulamento da FIA que deixa a desejar quanto as especificações de flexibilidade das asas dianteiras dos carros, proporcionando a McLaren e a Mercedes um ganho de corrida de aproximadamente 0,200 Décimos por volta nas suas Rivais.
A FIA continua a investigar de perto as duas equipes para que seja transparente e imparcial as regras do regulamento as demais equipes da F1, até o momento nenhum dos comissários analistas não encontraram nada que seja fora das regras do regulamento atual.
Por outro lado a RedBull não viu esse contorno das regras pela McLaren como o principal causa da falta de desempenho da equipe Austríaca conta a McLaren, o próprio Christian Horner fala em declaração no paddock que a RedBull errou no caminho de seu desenvolvimento do carro para 2024, acreditando em um possível ganho de desempenho tirando a carga aerodinâmica produzida pelo assoalho do carro, focando mais em velocidade de curvas do que em estabilidade para o seu veículo.
Isso se acarreta por conta de um negligência interna da reclamação de Sérgio Perez no GP de Barcelona de 2023, onde o piloto informou que a atualização de assoalho havia sido negativa para a estabilidade do carro, porém como o Max Verstappen venceu com certa facilidade, a equipe não deu bolas ao mexicano, causando um efeito cascata na tentativa de recuperar o desempenho do carro durante o ano.
Mesmo com tanto erros já vimos no passado equipes se reerguendo durante a temporada e dando a volta por cima com certa facilidade, como por exemplo: McLaren 2023 Saindo de ultima força para Terceira força - Redbull 2014 saindo de Quinta força para em 2017 se tornar a Tornar a Segunda/Terceira força dentre outras durante o longo período de F1. Mas o que então faz a RedBull não conseguir nem se aproximar do ritmo das demais após o GP de Miami de 2024?
A resposta é mais simples do que parece, o tão falado Novo Teto Orçamentário da F1, que pela primeira vez graças a uma série de fatores está mostrando o motivo de sua criação, com o domínio da RedBull em 2023 e a sua premiação sendo a menor fatia do bolo na distribuição da Liberty Media para as equipes em 2024 junto a punição de tempo para desenvolvimento no túnel de vento para a RedBull por conta do gasto acima do permitido no teto orçamentário do ano de 2021, a RedBull já se via com o seu orçamento e desenvolvimentos enxutos para a temporada de 2024.
Com a RedBull com a intenção de focar no desenvolvimento do seu carro para 2026 em conjunto ao motor Ford, por obra do destino tudo foi por água a baixo com as colisões de Sérgio Perez nos GPs de Mônaco e Azerbaijão, a RedBull se vê em uma situação colocada pelas demais e por ela mesmo de Xeque-Mate tendo que focar inteiramente no desenvolvimento de uma temporada ou a de 2024 ou a de 2026, tudo indica que para 2024 a RedBull largue de mão os construtores, porém tem uma peça no tabuleiro que não gosta disto.
Max Emillian Vertappen, o mesmo colocou a sua possível saída dos touros como uma jogada, pois em seu contrato há uma clausula contratual que o mesmo pode reincidir o contrato a qualquer momento quando ele não tiver mais um carro competitivo, com toda essa pressão colocada por Verstappen a RedBull pretende entrar em um acordo com o Sérgio Perez para a sua saída da RedBull no GP do México.
É senhores o Mundo da F1 é cruel, será mesmo que o Checo Perez foi o grande responsável por tudo isso?, bom só saberemos no final da temporada, a F1 está mais viva do que nunca e nós aproveitamos com isso, o que nos resta é aguardar ao GP de COTA.
Excelente análise, parabéns Briglia!